Guido Otero Arquitetura
Somos um escritório de arquitetura com atuação em diferentes escalas e programas, que desenvolve projetos que vão desde a residência a equipamentos coletivos e institucionais, com destaque nos espaços dedicados à educação. Nosso trabalho parte da compreensão da arquitetura como uma prática simultaneamente técnica e cultural, sensível às diferentes formas de uso, às condições específicas de cada contexto e às dinâmicas sociais que o atravessam.
Mantemos um compromisso contínuo com a pesquisa em arquitetura, entendida como instrumento essencial para a qualificação do processo projetual, participando ativamente de debates em diferentes fóruns dedicados à disciplina. Essa investigação se expressa no estudo de tipologias, sistemas construtivos, estratégias ambientais e referências históricas que orientam decisões contextualizadas.
Cada projeto é concebido de maneira singular, em diálogo direto com o cliente, o ambiente em que se insere e seus usuários, buscando equilibrar clareza construtiva e precisão programática. Buscamos soluções de baixo impacto ambiental e alto impacto social, entendendo a arquitetura como um campo de experimentação, capaz de produzir espaços democráticos que acolham a inovação e o encontro.
Prêmios
-
Beacon School:
Prêmio Tomie Ohtake de arquitetura contemporânea (2019)
Prêmio Archdaily "Building of the year" (2020)
Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura Sustentável (2020) -
Escola Camino:
Prêmio na Categoria Interiores e Design da edição centenário do Instituto de Arquite-tos do Brasil (2021)
Prêmio Prêmio World’s Best School Prizes das Escolas Mais Inovadoras do Mundo (2023) -
Escola Verde:
Prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP) “Construindo o Presente” (2023)
-
Colégio Pequeno Príncipe:
Prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP) “Construindo o Presente” (2023)
-
Show 7* Estrelas | Quem Arrancou O Céu? | Luiza Lian:
Cenografia para o melhor show do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA (2024)
-
Requalificação comunitária no Córrego Morro Grande
Prêmio com destaque na categoria Ativismo e Ações Urbanas do Instituto de Arquitetos do Brasil (2025)
Equipe:
-
Guido Otero
Arquiteto e Urbanista, é sócio fundador do escritório de arquitetura Guido Otero Arquitetura (2023), sediado em São Paulo-SP. Graduado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP, com mestrado na área de Planejamento Urbano e Regional e doutorado em andamento em Estética, Historiografia e Crítica, todos pela mesma instituição. Foi diretor do IABsp na gestão 2017-2019, premiada pela APCA pela valorização da arquitetura no debate público (2019). Anteriormente fundou e dirigiu o escritório de arquitetura GOAA: Gusmão Otero Arquitetos Associados (2014 - 2023). Atualmente é professor assistente na Escola da Cidade/SP e professor de projeto no SENAC/SP.
-
Clara Troia
Arquiteta e urbanista, graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2018). Mestra (2025) pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, na linha de pesquisa Processos de Formação da Arquitetura e do Urbanismo / Representações.
-
Nathalia Pimenta
Arquiteta e urbanista, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2023). Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, na linha de pesquisa Terra e Meio Ambiente na Produção Social do habitat.
-
Raphael Fuly
Arquiteto e urbanista, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2024)
-
Henrique Canan
Granduando em arquitetura e urbanismo, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.