Carro do Baco do Parangolé

Desenvolvido e aprimorado ao longo de dez anos, com baixíssimo orçamento, este projeto refere-se à concepção e construção coletiva de um carro de som para o bloco de carnaval de rua Baco do Parangolé. A ideia central consiste na criação de uma infraestrutura móvel capaz de manter a banda próxima ao nível da rua, preservando a relação direta com os foliões, ao mesmo tempo em que garante a propagação do som com nitidez e qualidade para as áreas mais distantes do bloco.

A estrutura-parasita, apoia-se sobre o veículo de carreto do comerciante de livros usados Eddie Toddin, sem danificar o chassi da Hyundai HR com parafusosos ou soldas. Uma estrutura principal em tubos de aço sustenta o pesado equipamento de som, elevando-o acima dos corpos para ampliar o alcance acústico. Complementarmente, uma estrutura mais leve em alumínio, com cobertura de acetato colorido, protege os equipamentos e os músicos da incidência direta do sol.

Todo o conjunto é fixado ao veículo sob pressão utilizando uma solução engenhosa baseada em estrutura desenhada para este fim com encaixes típicos de andaimes, articulações do tipo algemas e catracas de fita. Esse sistema permite a montagem e desmontagem rápidas, bem como o reaproveitamento integral da estrutura a cada novo desfile, sem danos ao veículo de apoio.

O sistema de som é alimentado por um gerador externo, transportado em uma Kombi com isolamento acústico, que acompanha o cortejo à frente do carro de som, minimizando interferências sonoras e vibrações indesejadas.

Anualmente, o acetato da cobertura tem sua cor alterada de acordo com o tema do desfile, e a estrutura metálica é repintada. O carro é então finalizado com um cuidadoso arranjo de folhagens, flores e frutos da Mata Atlântica, criando uma tensão deliberada entre a materialidade industrial da aparelhagem metálica e a organicidade dos elementos naturais.

Desenvolvido em parceria com Beatriz Falleiros, Maurício Moraes, Carol Sacconi, Fernando Túlio, Hannah Machado, Pedro Bruschi e toda a equipe do Baco.

programa: arquitetura móvel
status: anualmente refeito
ano projeto: 2014-2025
endereço: nas ruas de são paulo, sp
produção: Bia Falleiros, Pedro Bruschi, Guido Otero, Hannah Machado, Mauricio Moraes, Fernando Tulio, Rafaella Yacar e Luis Fernando de Almeida.
ambientação e arranjo de folhagens: Hannah Machado e Miguel Jacob
alegorias e adereços: Carol Sacconi, Cata Pedroso, Fafá Strumpf, Gabilson, Guido Otero, Hannah Machado, Marcela Muterli, Marina Faggin, Lari, Rafaella Yaca, Rafael Lebre e Beatriz Kovacsik.
estandarte: Maria Laura Bertazzi,
banda: Bia Falleiros, Pedro Bruschi, André Bachur, Guilherme Kafé, Ivan Zurawski, Tati Burg, Zé Leônidas, Ed Woiski, Kiko Woiski, Luis Santiago Málaga, Marcelo Pereira, Noa Stroeter e Pedro Cury.
bateria: Tati Burg, Túlio Bias, Ivan Banho, Ariel Coelho, Marcos Magaldi, Flavia Dias, André Doré, Carlos Cecco, Gabriela Silveira, Allan Gaia, Gui Mello, Luanny, Faustino, Helio Francisco, Pedro Rodrigues, Vitor Ferrão, Matheus Marques, Gedeão, Milla, Vivi, Isabela, Laura Morgadouro e Julia.
abre alas e evolução: Antonio Miano, Carol Sacconi, Dani Cardoso, Fran Donatti, Gabriela Farias, Guido Otero, Hannah Machado, Joatan Silva, Maria Laura Bertazzi, Marina Faggin, Miguel Jacob e Rafael Lebre.
transporte e motorista: Eddie Toddin.
montadores: CRSS Equipe de Apoio [Claudio, Lucas e Michel]
som Alex Pina e equipe
técnico de Som: Maurício Moraes e Volpi
fotos: Guido Otero, Julia Mota e Marcela Guimarães

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Saiba mais.